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Tipos de clientes: Porque clientes potenciais fazem tantas perguntas?

Porque um cliente não compraria depois de termos gastado tanto tempo e energia com a venda?
Porque os potenciais clientes fazem tantas perguntas?
A dificuldade em atender diferentes consumidores pode ser uma deficiência da sua equipe de vendas.
Geralmente, as objeções apresentadas pelo cliente tem a ver com o fato de que ele precisa de mais dados ou está processando mentalmente as informações recebidas do vendedor em relação às suas necessidades.
Cada vez mais, o empreendedor precisa capacitar seus colaboradores para atender diversos tipos de clientes.

Será que a partir de uma simples conversa é possível identificar quais são os clientes que podem exigir muito do seu time e render pouco?
Vamos conhecer alguns tipos de clientes e conhecer umas dicas de como atendê-los de maneira mais eficiente:

 

Perfis de clientes

Adiador
Prefere adiar a decisão com os pretextos: “preciso consultar meu sócio”, “vou falar com minha esposa”, etc.
Transforme o projeto de compra desse cliente num assunto urgente. Procure mostrar vantagens para a compra imediata. Apresente o maior número de argumentos possíveis e repita os essenciais. Dê a ele coragem para a decisão.

Avançado
Não quer saber de cerimônias. Geralmente é moderno, alegre e descontraído.
Seja alegre e descontraído com ele, mas sempre com postura e profissionalismo.

Calado
É inibido, desconfiado e fala pouco. Não demonstra o que pensa, desarma o operador com seu silencio.
Seja persistente e procure conquistar sua simpatia. Faça-o falar perguntando-lhe o que acha de determinado assunto e use perguntas abertas, mais amplas, que permitem qualquer tipo de resposta. Utilize entusiasmo e vibração para equilibrar o diálogo.

Curioso
Faz mil perguntas, quer saber tudo.
Mate sua curiosidade, satisfaça seu desejo, mas guarde um ótimo argumento para efetuar o fechamento.

Desatento
Desvia a atenção para outros assuntos.
Resuma vantagens, reforce os benefícios, faça-o sentir-se dono do produto.

Despreocupado
É desligado, está no mundo da lua.
Tenha calma, fale com cautela prendendo sua atenção.

Exagerado
Aumenta tudo o que diz em todos s assuntos.
Acredite nele e alimente seu ego com fortes elogios.

Executivo
Sabe o que fazer. É objetivo, positivo, ponderado, concentrado e sereno.
Seja objetivo sem desperdiçar o tempo dele. Seja assertivo e rápido.

Exigente
É extremamente severo no julgamento da qualidade e do preço. Atenta para os mínimos detalhes.
Se você conseguir satisfazer seus desejos, além de um cliente constante terá também um amigo.

Falador
Não sabe escutar, fala o tempo todo.
Inicialmente deixe-o falar, faça-lhe perguntas ligadas ao produto.

Humilde
É sorridente, modesto, fala baixo e pouco.
Dê muita atenção ao que ele diz. Faça elogios sinceros e não fale muito alto.

Indeciso
Geralmente não decide sozinho, precisa ouvir a opinião dos outros.
Ajude-o na decisão, Motive-o com uma conversa agradável e conduza-o suavemente ao fechamento.

Insatisfeito
Geralmente sua insatisfação origina-se de algum “trauma”, de alguma experiência negativa.
Jamais leve isto para o lado pessoal, saiba escutar. Evite interrompê-lo. Não rejeite o cliente, mostre solidariedade ao escutá-lo, respeite-o e peça desculpas, caso a experiência tenha sido na jornada dele com sua empresa.

Pão-duro
Sempre acha o preço elevado, cria objeções antes de argumentação.
Apresente o diferencial competitivo do produto/serviço, do preço com informações adicionais, prazo de entrega.

Vaidoso
Está por cima de todos. Faz objeções para mostrar que entende e quer dominar o diálogo. Gosta de exibir-se.
Mostre-se solicito e agradável. Alimente sua vaidade com elogios sem discutir os seus gostos.

Mal Educado/Grosseiro
Tem voz alta, com postura exagerada. Desarma o operador com sua grosseria.
Trabalhe seu emocional e converse com ele normalmente. Tenha postura fina ao falar. Desarme o cliente.

Perguntas básicas importantes:

  1. O que/Qual?
  2. Por que?
  3. Quando/Quanto?
  4. Onde?
  5. Como?

Estas são perguntas curtas capazes de direcionar toda a interação com o cliente, fornecendo informações sobre expectativas, necessidade e possível objeção do comprador.
Por exemplo: quando o vendedor justifica exageradamente o preço ou o valor do produto acaba desagradando o comprador. Para evitar isso, ele pode perguntar “quanto você esperava pagar?” ou “qual limite do seu orçamento“?

Lembre-se:
Independente do perfil do cliente, procure sempre negociar, e, se necessário, envolva seu gestor ou alguém que seja tomador de decisão.
Se você achou interessante o assunto, e precisa de ajuda na estruturação do processo de atendimento na sua empresa, nós podemos ajudar.

Fale com a gente!

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